domingo, 23 de fevereiro de 2014

Citações Literárias

"(...) the idler is an adventurer in the face of death, a crusader against the dictate of haste. (...) the joy of wasting time."
- Pascal Mercier, in Night Train to Lisbon, 2004 (English translation 2008), p. 171, Amadeu do Prado's speech.


"The black silence of the grand piano filled the room."
- Pascal Mercier, in Night Train to Lisbon, 2004 (English translation 2008), p. 214.

"We give them a piece of our mind, as they say in English. That's the only good thing I brought from that absurd country."
- Pascal Mercier, in Night Train to Lisbon, 2004 (English translation 2008), p. 362.

"[She] spoke the harsh Spanish words with a remnant of Portuguese softness."
- Pascal Mercier, in Night Train to Lisbon, 2004 (English translation 2008), p. 415.

"He wasn't one for sightseeing. If people gathered around something, he tended to keep his distance; that equated with his habit of reading bestsellers only years later."
- Pascal Mercier, in Night Train to Lisbon, 2004 (English translation 2008), p. 417.

"— Tem um escudo para eu meter no juke box?
Deu-lhe um escudo. Chegam até mim os sons metálicos do aparelho. (...) É uma daquelas canções espanholas que se caracterizam por serem iguais a todas as outras canções espanholas. (...) Deus mete-nos em cada uma! Estou outra vez a ser injusto. (...) Não há dúvida de que Deus, a existir, não nos vinculou a nenhum caminho. Deixou-nos a liberdade de escolha. Foram os homens que depois vieram tirar essa liberdade que Deus nos dera. Mas quais homens?"
- Luís de Sttau Monteiro, in Um Homem Não Chora, 1961, pp. 42s.

"A Fernanda sai do quarto. Vejo nos seus olhos que acabo de cometer um crime. Matei qualquer coisa que dificilmente poderei ressuscitar. Matar, matar seja o que for, é horrível."
- Luís de Sttau Monteiro, in Um Homem Não Chora, 1961, p. 101.

"Em comparação com a administração de um país, individualmente, em tempo de guerra, cada homem, por si, como que fundava um Ministério da Normalidade, que impunha, essencialmente, repetições. Porque só as repetições permitiam a cada indivíduo voltar a encontrar-se humano no dia seguinte."
- Gonçalo M. Tavares, in A Máquina de Joseph Walser, 2004, p. 67.

"Diga-se que há problemas de poesia mais difíceis que complicadíssimos problemas de álgebra. Se a álgebra é uma religião rigorosa, a poesia será uma religião excessiva."
- Gonçalo M. Tavares, in Uma Viagem à Índia, p. 91.

"Bloom sabe bem que só é material e só existe aquilo que pode ser colocado debaixo dos pés de uma mesa para a endireitar. E um frase, por mais espessa e sólida que seja, nunca reequilibrará o mais leve desencontro entre o mobiliário e o chão."
- Gonçalo M. Tavares, in Uma Viagem à Índia, p. 93.

"Procuro uma mulher, disse Bloom, ou então a sabedoria."
- Gonçalo M. Tavares, in Uma Viagem à Índia, p. 99.

"Ah, Paris! Em mais nenhuma cidade se está mais perto de Paris que em Paris. Daí a sua grandeza."
- Gonçalo M. Tavares, in Uma Viagem à Índia, p. 102.

"Sometimes the things of this world are less beautiful than their shadows."
- Benjamin Hale, in The Evolution of Bruno Littlemore, p. ?.

"It is a great nuisance that knowledge can only be acquired by hard work."
- W. Somerset Maugham, in Ten Novels and their Authors, p. 8.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Reavivar o blog...


Cá está, vou finalmente tentar reavivar este blog, desfalecido há tanto tempo. Talvez se note pouco, mas tem posts novos, renovação de alguns antigos, novos links, renovação e estandardização de tamanhos, grafias e símbolos e muitos links obsoletos removidos. Mantenho o aspecto e o esquema, gosto deles assim. Tenho bastante Saber novo para tirar da gaveta, espero ter tempo de o colocar aqui durante este ano de 2014.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

John Eliot Gardiner conta histórias da vida de Johann Sebastian Bach (com muita música!)

Um documentário absolutamente extraordinário da BBC (2013). Este vídeo está sob licença padrão do YouTube. Também aconselho a série de documentários de Charles Hazlewood para a BBC sobre Händel e Haydn.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ligações Desalojadas

The door knocker of Durham Cathedral [personal photo].

Tal como já tinha feito antes, vou deixar aqui uma lista de ligações e blogues, anteriormente mantidos nas listas à direita, e agora desalojados por falta de uso, falta de posts novos ou desaparecimento puro e duro, mas cujo historial me faz querer manter, et caeteraet caeteraet caetera... Posso sempre querer bater-lhes à porta, nevertheless...

Kairos - Revista de Filosofia & Ciência
Gratuito (Lisboa)
Google Art Project
Escrita Criativa
Shvoong (miguelpires)
Bestiário - Revista de Contos
Contos de Coral
Portal da Literatura em Português
Recanto das Letras
shortstories
Academic Earth
Coursera
Khan Academy
Open Culture - Free Online Courses

http://escreverescrever.blogspot.pt/
http://elascomoscopos.blogspot.pt/
http://vimdapraia3cordoescolhi.blogspot.pt/
http://trio-musique-en-fete.blogspot.pt/
http://duvidavidando.blogspot.pt/
http://cronicasparamaistarderecordar.blogspot.pt/
http://cmafonso.wordpress.com/
http://desentropiando.blogspot.pt/
http://thinklaughing.wordpress.com/
https://pensarir.wordpress.com/
http://coreslunares.blogspot.pt/
http://nao-quero-sair-da-minha-nuvem.blogspot.com/
http://ossosoficio.blogspot.pt/
http://textosparasonhar.blogspot.pt/

A Alta de Coimbra Reconstituída

Eis uma estupenda reconstituição 3D da Alta de Coimbra desaparecida, como ela era antes das demolições nas décadas de 1940 e 1950. Trata-se da dissertação de Mestrado em Design e Multimédia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de Joaquim Júlio Magalhães Borges. Eis aqui o website com todo o trabalho, com o texto da dissertação e uma apresentação disponíveis para download. O vídeo (de 16 de Setembro de 2013) encontra-se sob Licença de Atribuição Creative Commons (reutilização permitida).



Naturalmente, esta é uma reconstituição do edificado na Alta como ele era imediatamente antes das demolições, quando os colégios já há mais de 100 anos que tinham sido suprimidos, mas os edifícios que foram dos colégios ainda lá se encontravam grandemente intactos, apenas com outras funções. Aliás, o próprio autor menciona os colégios como pontos de referência. Assim, também se pode ler este vídeo da perspectiva dos colégios:

- a Sé Nova corresponde, evidentemente, à igreja do Colégio de Jesus, extinto em 1759 com a expulsão dos jesuítas;

- o Governo Civil de Coimbra estava, na altura das demolições, instalado no edifício que tinha sido do Colégio de São João Evangelista, dos padres lóios, extinto em 1834;

- "a Bastilha" é a alcunha do edifício onde antes esteve o Colégio de São Paulo Eremita, extinto em 1834 (o porquê da alcunha pode ser lido aqui, sob o verbete "Tomada da Bastilha");

- o Museu de Antropologia da Universidade de Coimbra foi instalado nos finais do século XIX no edifício que tinha sido do Colégio de São Boaventura, na Alta (não confundir com o Colégio de São Boaventura dos Pimentas, na Baixa; ambos extintos em 1834);

- no Paço das Escolas, o longo edifício à direita (para sul) da Porta Férrea é o do Colégio Pontifício e Real de São Pedro, extinto em 1834, mas cujo edifício felizmente ainda hoje existe;

- o edifício da Faculdade de Letras foi construído nos finais do século XIX no exacto local onde antes tinha estado o edifício do Colégio Real de São Paulo Apóstolo, extinto em 1834;

- o Hospital dos Lázaros esteve, de facto, e após outras moradas, no edifício que tinha sido do Colégio das Ordens Militares (extinto em 1834), mesmo ao lado do castelo de Coimbra (este, já muito modificado aquando das demolições, ainda se vê neste vídeo);

- o edifício do que tinha sido o Colégio de São Jerónimo (extinto, bien entendu, em 1834) ainda hoje lá se encontra assim mesmo como está no vídeo, à excepção do arco que o ligava ao castelo.

Remeto, para mais pormenores sobre os edifícios dos colégios, para o post Colégios Universitários em Coimbra, neste mesmo blog (tradução inglesa em The Lost Colleges of the University of Coimbra); e também para Colégios Universitários em Coimbra (mais uma actualização...).

Canção Excêntrica

Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
projecto-me num abraço
e gero uma despedida.

Se volto sobre o meu passo,

é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
— saudosa do que não faço,
— do que faço, arrependida.

Cecília Meireles, in Vaga Música, 1942

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Colégios Universitários em Lisboa

Este post vem no seguimento de outros sobre colégios neste mesmo blog: Colégios Universitários em Coimbra (tradução inglesa em The Lost Colleges of the University of Coimbra); Colégios Universitários em Coimbra (mais uma actualização...); e Universidades em Portugal. Vale também a pena consultar o post seguinte A Alta de Coimbra Reconstituída.


Não foi só em Coimbra que apareceram colégios universitários, nem estas instituições começaram apenas no século XVI. Na verdade, após a fundação da Universidade em Lisboa (1290) apareceram nessa cidade estruturas semelhantes a colégios. A primeira, logo em 1291, consistia numa provisão para 6 escolares pobres estipulada por Dom Domingos Anes Jardo (12??-1293), 14.º bispo de Lisboa, a ter lugar no Hospital dos Santos Paulo, Elói e Clemente, em Alfama, que o mesmo bispo fundara. Não era um colégio independente, visto que estava inserido numa estrutura de assistência alargada (um hospital, à época, não servia apenas para tratar doentes, mas também para albergar, alimentar, e oferecer suporte espiritual cristão a quem de tal necessitasse [1]), mas tem as características dos colégios para escolares pobres que se fundaram mais tarde tanto em Lisboa como em Coimbra (por exemplo, o Colégio de São Pedro em Coimbra), isto é, rendimentos próprios deixados por um benemérito, um número definido de escolares e um programa minucioso quanto à rotina e ao que deveriam estudar. Neste caso, a provisão do bispo definia que 4 escolares estudassem as Artes (Gramática, Lógica e Filosofia Natural) e Medicina; e 1 escolar estudasse Teologia e 1 estudasse Direito (ou 2 Teologia). Naturalmente, os escolares eram clérigos ou preparavam-se para o ser. Não se sabe como se processou a assistência aos escolares quando a Universidade esteve em Coimbra entre 1308-1338 e 1354-1377, mas ainda há notícia desta provisão para escolares no dito hospital no ano de 1464.

Lisboa medieval vendo-se a cerca fernandina (1373-1375) [2].

Em data desconhecida mas certamente aquando do retorno da Universidade a Lisboa (1338), Mestre Pedro de Lisboa (1???-13??) estabeleceu uma provisão para escolares pobres em tudo semelhante à de Dom Domingos Anes Jardo. Estava anexa à capelania do altar de Santa Ana na Igreja de São Lourenço em Lisboa, mas creio que não se sabe onde os escolares colegiais tinham alojamento, se num hospital ou casa própria. Ainda há referências a este colégio em 1497, quando a dita capelania pede ao papa dispensa dos seus compromissos para com os escolares, coisa que já o hospital de Santo Elói tinha feito em relação ao seu colégio por várias vezes entre 1440 e 1448. Parece que as obrigações litúrgicas e o desvio de rendimentos para outros bolsos, assim como as frequentes mudanças da Universidade de Lisboa para Coimbra e vice-versa impediram os colégios de se imporem como estruturas universitárias fortes [3].

Em 1383, Dom Afonso Correia (13??-1397), 19.º bispo da Guarda, pediu autorização ao rei para aplicar algumas das rendas do seu bispado na criação de um colégio para 12 escolares pobres, incluindo um orçamento para a compra de livros. O rei Dom Fernando I, que se interessava genuìnamente pelos estudos [4], deu-lha em carta de 28 de Março desse ano, mas morreu em Outubro e, na crise dinástica que se seguiu, Dom Afonso Correia tomou o partido de Dona Beatriz, pelo que haveria de ser deposto do bispado da Guarda em 1384 e, após a batalha de Aljubarrota (14 de Agosto de 1385), de se retirar para Castela, onde foi bispo de Segóvia até à morte [5]. Tudo isto faz supor que Dom Afonso Correia nunca tenha chegado a implementar o seu colégio em Lisboa.

Em 1426, o infante Dom Pedro, 1.º duque de Coimbra, escreveu, de Bruges, uma carta ao seu irmão, o infante herdeiro Dom Duarte, na qual o aconselhava a criar um conjunto de colégios orbitando a Universidade, à semelhança do que acontecia em Paris e em Oxford (e também em Cambridge, Toulouse, Bologna, e Montpellier [6]). Esses colégios deveriam ser criados pela Universidade (nas 5 ou 6 igrejas que já lhe pertenciam), pelos bispos (para escolares das suas dioceses) e pelas ordens religiosas (menciona em particular os dominicanos, os agostinhos e os cistercienses). Ao todo queria Dom Pedro 10 ou mais colégios universitários, tanto para ricos como para pobres (mas os ricos pagariam a sua estadia do próprio bolso). Os escolares colegiais deveriam dormir cada um em sua cela, tomar as refeições todos juntos e respeitar uma clausura (isto é, que cumprissem horários rígidos, incluindo a proibição de sair à noite), tudo como se fazia nos mosteiros; deveriam ser regidos por um mestre e ter um capelão que lhes desse os sacramentos. Tudo isto teria o objectivo de produzir bons eclesiásticos "e asy creçerião os leterados e as sçiençias" [7]. Na prática, nem o rei Dom Duarte I (rei 1433-1438), nem o próprio Dom Pedro quando foi regente do reino (regente de facto 1439-1448) implementaram quaisquer colégios universitários. Apesar disso, é interessante notar que Dom Pedro se interessou mesmo pelos estudos em Portugal, de tal maneira que fundou uma segunda Universidade em Coimbra em 1443, doando-lhe bens e rendimentos, mas esta não sobreviveu à morte do seu patrono em 1449 [8].

Infante Dom Pedro, 1.º duque de Coimbra, segundo uma interpretação possível dos painéis de Nuno Gonçalves (Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa).

Entretanto, em 1447 morreu o Doutor Diogo Afonso Mangancha, lente de Leis na Universidade, e no seu testamento de 9 de Dezembro encontraram-se instruções para a fundação de um colégio que albergasse 10 escolares pobres e 4 servidores, e cujo reitor deveria ficar sob a autoridade do reitor da Universidade. O reitor, tal como o escrivão, seria eleito entre os escolares. Mangancha deixava ao colégio casas da sua propriedade no centro de Lisboa, os seus próprios livros, rendimentos regulares, enfim, todos os seus bens e os da sua primeira mulher, Branca Anes. Os colegiais (com mais de 16 anos e já bacharéis em Artes ou já sacerdotes) seriam eleitos pela Universidade e pela viúva (Maria Dias, segunda mulher de Mangancha), sem interferência do rei [9]. As prerrogativas e a rotina dos colegiais estava também organizadas no testamento (que serviu de estatutos ao novo colégio): cada um tinha direito a duas refeições diárias, quarto individual ("câmara") apenas com uma cama e uma mesa, e deveriam celebrar missa em conjunto nos dias em que não houvesse aulas (em capela própria ou na igreja paroquial de São Jorge). As casas do colégio, para além dos dez quartos, deveriam ter uma sala-refeitório, cozinha, despensa, adega, celeiro e alojamento para os servidores (mordomo, comprador, cozinheiro e lavador); não teriam estrebaria: se necessidade houvesse, teriam de alugar uma estrebaria para pôr as montadas. É possível especular que os anteriormente mencionados colégios disporiam de uma logística muito semelhante a esta. O colégio do Doutor Mangancha funcionou entre Janeiro de 1448 e Julho de 1459, quando a Universidade anexou as casas por inactividade do colégio.

Finalmente, em 1517, o rei Dom Manuel I fundou um colégio no Convento de São Domingos, ao Rossio, para 14 frades dominicanos e 6 monges jerónimos que deveriam estudar as Artes e Teologia. Às suas custas, o rei mandou construir novas dependência no convento para o colégio e ainda lhe instituiu um subsídio anual de 130 mil reais, 20 moios de trigo e 20 pipas de vinho. Com a transferência da Universidade para Coimbra em 1537, o Colégio de São Tomás (ou Tomé, forma arcaica do nome; por estar próximo dos dominicanos, refere-se provàvelmente a São Tomás de Aquino, doutor da igreja, e não a São Tomé Dídimo, apóstolo) saiu de Lisboa e, após uma breve estada no Mosteiro de Santa Maria da Vitória da Batalha (de frades dominicanos) entre 1538 e os finais de 1539, estabeleceu-se também em Coimbra, só sendo extinto em 1834 aquando da supressão das ordens religiosas [10].

Reconstituição virtual 3D do Convento de São Domingos (à esquerda) e do Hospital Real de Todos-os-Santos (à direita), ao Rossio, como seriam entre o ano de 1504 e o grande incêndio de 1750 [11] (Museu da Cidade, Lisboa).

Lista conjectural de Colégios Universitários em Lisboa:
1291-1464 Colégio de Santo Elói (do bispo Jardo)
1338-1497 Colégio de Santa Ana (de Mestre Pedro)
1383-1384 Colégio planeado pelo bispo da Guarda
1426-1449 Colégios planeados pelo infante Dom Pedro
1448-1459 Colégio de São Jorge (do Doutor Mangancha)
1517-1538 Colégio de São Tomé (do rei Dom Manuel I)

Ao que se pode apurar por uma breve pesquisa na Internet, os colégios universitário em Lisboa não são coisa do passado. Hoje, para alojamento, alimentação e assistência a estudantes universitários (não estou aqui a falar de colégios no sentido usual de escola privada pré-universitária), existem o Colégio Universitário Pio XII, o Colégio Universitário Montes Claros, ambos ligados à Igreja Católica, e o Colégio Universitário da Cooperação, destinado a estudantes oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa, assim como várias residências universitárias.

Referências:
[  ] Onde não haja indicação da referência, as informações foram tiradas do texto de Rui Lobo, As quatro sedes do estudo Geral de Lisboa (1290-1537), in António Nóvoa (dir.) e Hermenegildo Fernandes (coord.), A Universidade Medieval em Lisboa Séculos XIII-XVI, Lisboa: Universidade de Lisboa e Edições Tinta-da-china, 2013, pp. 267-304 (principalmente da secção "Os colégios", pp. 298-304).
[1] Nuno Moniz Pereira, A Assistência em Portugal na Idade Média, Lisboa: CTT Correios de Portugal, 2005, pp. 111 e ss.
[2] Imagem retirada de A. H. de Oliveira Marques, Iria Gonçalves e Amélia Aguiar Andrade, Atlas de Cidades Medievais Portuguesas, Lisboa: INIC, 1990, pp. 58-59. Disponível em RevelarLx.
[3] José Mattoso, A Universidade Portuguesa e as Universidades Europeias, p. 211, in José Mattoso, Naquele Tempo - Ensaios de História Medieval, Lisboa: Temas e Debates e Círculo de Leitores, 2009, pp.193-212. Este ensaio foi anteriormente publicado em História da Universidade em Portugal, vol. I, tomo I, Coimbra: Universidade de Coimbra e Fundação Calouste Gulbenkian, 1997, pp. 5-29.
[4] José Mattoso, O suporte social da universidade de Lisboa-Coimbra (1290-1537), pp. 386 e 395, in José Mattoso, Naquele Tempo - Ensaios de História Medieval, Lisboa: Temas e Debates e Círculo de Leitores, 2009, pp. 383-407. Este ensaio foi anteriormente publicado em História da Universidade em Portugal, vol. I, tomo I, Coimbra: Universidade de Coimbra e Fundação Calouste Gulbenkian, 1997, pp. 305-335; e parcialmente em Penélope. Fazer e desfazer a História, 13 (1994) pp. 23-35.
[5] Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 7, s/d, p. 744.
[6] José Mattoso, A Universidade Portuguesa..., p. 211.
[7] Citação de uma cópia da carta de Bruges; v. citação completa em Rui Lobo, As quatro sedes..., pp. 298-299.
[8] José Mattoso, O suporte social..., p. 390.
[9] Joaquim de Carvalho, Instituições de Cultura (séculos XIV-XVI), Projecto joaquimdecarvalho.org vida e obra, p. 3.
[10] V. Colégios Universitários em Coimbra, neste mesmo blog.
[11] Mário Carmona, O Hospital Real de Todos os Santos da Cidade de Lisboa, Porto: Imprensa Portuguesa, 1956, pp. 250-255.