quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim

Frères de Limbourg (Herman, Paul e Johan; fl. 1385-1416), Les Très Riches Heures du duc de Berry, Fólio 44v: A Natividade de Jesus. Musée Condé, Chantilly, France.

Mt 1:18-25
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. 20 Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» 22 Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. 24 Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. 25 E, sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.

Olivier de Gand e Jean d´Ypres, A Natividade, detalhe do retábulo-mor da Sé Velha de Coimbra (1498‐1502). Crédito fotográfico ao Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja, Portugal, na sua página do Facebook, 17/12/2014.

Lc 2:1-18
1 Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 2 Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. 3 Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4 Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5 a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6 E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7 e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. 8 Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. 10 O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. 12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14 «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.» 15 Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.» 16 Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17 Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18 Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Frases de Mark Twain

Twain em 1907, Foto (c) Underwood & Underwood, sob Licença Creative Commons. 
Encontrei estas frases e a foto inicialmente aqui.

"When angry, count four; when very angry, swear."
- in The Tragedy of Pudd'nhead Wilson, 1894

"Familiarity breeds contempt—and children."
- in Mark Twain's Notebook, 1835

"Principles have no real force except when one is well-fed."
- in Extracts From Adam's Diary, 1906

"'Classic.' A book which people praise and don't read."
- in Following the Equator, 1897

"Do not put off till tomorrow what can be put off till day-after-tomorrow just as well."
- in Mark Twain's Notebook, 1835

"Golf is a good walk spoiled."
- in Greatly Exaggerated: The Wit and Wisdom of Mark Twain, ed. Alex Ayres, 1988

"Clothes make the man. Naked people have little or no influence in society."
- in Mark Twain's Notebook, 1835

"Everybody talks about the weather, but nobody does anything about it."
- Editorial in the Hartford Courant, Aug. 24, 1897

"Only one thing is impossible for God: To find any sense in any copyright law on the planet."
- in Mark Twain's Notebook, 1835

"Its name is Public Opinion. It is held in reverence. It settles everything. Some think it is the voice of God."
- in Europe and Elsewhere, 1923

"A gifted person ought to learn English (barring spelling and pronouncing) in thirty hours, French in thirty days, and German in thirty years."
- in A Tramp Abroad, 1880

"Against the assault of laughter nothing can stand."
- in The Mysterious Stranger, 1908

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1.º de Dezembro de 1640: Restauração de Portugal

P O R T U G A L

(Desconheço o autor deste soberbo brasão de armas com a serpe de ouro, alada e nascente, em timbre, que tão raras vezes aparece. Note-se também os castelos que parecem mesmo castelos e não torres, como tantas vezes se vê; e não abertos mas fechados, isto é, com uma porta de ouro.)